fbpx

6 Motivos reais para instalar energia solar na crise

A situação atual não tem precedentes na história recente da humanidade. A crise tem efeitos em todos os ramos de atividade e em todas as classes sociais.

Aqui na Smartly, estamos aproveitando essa “pausa” para repensar de forma bem ampla o que fazemos na empresa e reestruturar parte dos nossos processos, de forma a atender os nossos clientes da melhor forma.

Diante desse delicado cenário, sabemos que muitos projetos pessoais e profissionais acabaram por serem interrompidos, principalmente devido às rígidas restrições impostas nos estado. Como resultado, muitos clientes e interessados em adquirir um sistema fotovoltaico, ficaram preocupados em não poder dar continuidade a seus respectivos projetos. Por isso, vamos levantar os principais pontos a se considerar durante o atual momento, para quem está preocupado ou na dúvida de instalar um sistema fotovoltaico.

Primeiro: Todas as etapas envolvidas na elaboração de propostas e negociações podem ser realizadas de forma remota, assim como demais fases prévias à instalação:

Orçamento: Para iniciar um pedido de orçamento, basta responder este e-mail.

Dimensionamento: Com as informações presentes na conta de energia, como endereço, histórico de consumo, utilizamos um software de ponta para analisar a insolação e a área disponível no telhado. Com isso, podemos determinar quais equipamentos serão necessários para elaborar o projeto ideal especificamente para você.
A partir disso, apresentamos uma proposta com informações sobre equipamentos, dados de retorno financeiro com valor de investimento, formas de pagamento, entre diversas outras informações a respeito do sistema ideal para a sua necessidade.

Assinatura do contrato: A assinatura do contrato é feita de forma online, através de um moderno e seguro software, dispensando a necessidade de encontro presencial.
Em caso de financiamento bancário, a maioria das instituições financeiras com as quais trabalhamos tem processos 100% online.

Visita Técnica: Por meio de drones, é feita a avaliação do telhado ou terreno onde será instalado o Sistema. Esse processo é mais ágil e seguro, não necessitando de escadas e EPI.

É necessário também analisar o local onde será instalado o inversor. Isso leva poucos minutos e o local escolhido normalmente tem pouca circulação. Não é necessário presença do cliente.

Projeto e Solicitação de Acesso à concessionária: Nossos Projetistas estão trabalhando remotamente a todo vapor! Devido às normas da ANEEL, todas as concessionárias aceitam o protocolo do projeto de forma 100% online e nossa equipe já trabalha dessa forma há bastante tempo. A Smartly trabalha com todo o seu sistema de gestão de projetos e de arquivos em nuvem há muitos anos.

Instalação: Essa etapa é presencial, mas é quase em sua totalidade EXTERNA, pois os painéis solares são instalados nos telhados das edificações ou no solo. A equipe técnica responsável pela instalação, foi treinada para cumprir um rigoroso protocolo de higiene e segurança.

Segundo: Mesmo durante a quarentena, a Smartly continua instalando os sistemas de seus clientes, seguindo rigorosos controles de qualidade para que não haja contaminação, além de evitar qualquer contato físico;


Terceiro: O governo isentou dos financiamentos a tarifa de IOF até 03 de Julho. Além disso, conseguimos ampliar o prazo de carência dos financiamentos para até 90 dias! As instituições financeiras das quais somos correspondentes não exigem garantia real. Em grande parte dos casos, a prestação do financiamento fica menor do que a economia de energia!

Quarto: Em decorrência do impacto da crise nas distribuidoras de energia, será realizado um empréstimo bilionário pelo BNDES para dar suporte as mesmas, fato que irá ocasionar em um aumento das tarifas de energia para arcar com tal valor, ou seja, A CONTA DE LUZ VAI FICAR MAIS CARA (Fonte – Valor econômico)

Como agravante, a desvalorização do nosso câmbio frente ao dólar, afeta diretamente o preço da energia elétrica, tornando-a mais cara. Itaipu é a usina que mais gera energia no mundo. O valor da sua tarifa é atrelado ao valor do dólar, o que trará mais aumento nas tarifas de energia (Fonte – Globo.com)

Conta de subsídio de tarifas de energia está em déficit. Isso acarretará reajuste de 20% na tarifa de energia (Fonte – IG)

Quinto: O crédito de energia dura até 60 meses (isso é regra da ANEEL). Ou seja, se o seu consumo reduziu, a geração de energia não é jogada fora. Esse crédito pode ser utilizado em até 60 meses.


Sexto: A energia solar será taxada em breve.

A chamada pública na ANEEL já terminou no final do ano e estão processando e avaliando as informações. Além disso, existem diversos projetos de lei sobre o assunto em trâmite no congresso. A energia solar vai ser taxada. Fato. Especialistas dizem o seguinte: Que as taxas começarão a valer no início do ano que vem e que quem já tiver com o sistema aprovado e instalado vai garantir a isenção por pelo menos 20 anos.

Com todos esses fatos apresentados acima, fica ainda mais clara a vantagem de se investir no fotovoltaico mesmo durante a crise, então caso você esteja nessa dúvida, não perca tempo e nos contate que podemos te ajudar.

WhatsApp chat