fbpx

Bandeiras Tarifárias

No dia 1º de janeiro, entra em vigor o Sistema de Bandeiras Tarifárias em que os consumidores serão informados quando houver aumento nos custos de geração de energia elétrica no período. A sinalização será feita mensalmente nas contas de energia por meio de bandeiras verde, amarela e vermelha. O novo modelo permitirá que o consumidor tenha mais controle sobre a conta e adapte seu consumo ao tipo de bandeira do mês.

Por que foram criadas as bandeiras tarifárias?
A energia elétrica no Brasil é produzida predominantemente por usinas hidrelétricas, com custo mais barato, mas que dependem do nível de água nos reservatórios para atender a demanda. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas são acionadas para poupar água nos reservatórios e manter o fornecimento normal de energia. O custo de geração aumenta pois as usinas termelétricas utilizam combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

As bandeiras tarifárias irão sinalizar na conta de luz quando a energia consumida é fornecida pelas usinas hidrelétricas (mais baratas) ou pelas termelétricas (mais caras).

As bandeiras tarifárias

bandeiras2

 

 

 

 

 
 

O que muda?
Atualmente, os custos com a compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas e repassados aos consumidores um ano depois de ocorridos, quando a nova tarifa passa a valer. Com as bandeiras tarifárias, haverá a sinalização mensal do custo de geração da energia elétrica que será cobrada do consumidor.

Dessa forma, o consumidor que adota medidas de economia de energia durante a bandeira vermelha será beneficiado, pois os custos da geração pelas usinas termelétricas serão divididos proporcionalmente entre os que consumiram mais e os que consumiram menos.

Resolução Normativa
O Sistema de Bandeiras Tarifárias é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Resolução Normativa nº 547/2013.

 

Cartilha sobre bandeiras tarifárias da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE

 

Fonte: http://www.ceb.com.br/index.php/todas-as-noticias/322-bandeiras-tarifarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *