fbpx

Como comparar preços para sistemas solares fotovoltaicos?

 

Após o último texto de como escolher a melhor proposta de energia solar avaliando não somente o valor final da proposta, mas as demais particularidades de qualidade e quantidade de kWh, alguns leitores pediram para a Smartly explicar melhor o critério de preço e as particularidades econômicas. Neste texto vamos aprofundar mais nos critérios econômicos e como eles podem ser bastante simples.

PAYBACK

O payback é um conceito bastante simples e com uma fácil visualização. Ele trata do tempo que você vai ter o valor investido de volta para o bolso. Isso é, quanto tempo leva para que o rendimento alcance o valor do montante investido, sendo uma boa ferramenta de análise de risco e de avaliação de investimento.

TIR

A taxa interna de retorno ou TIR é uma forma de enxergar o quanto um investimento gera de ganho em um dado período de tempo. É o que demonstra se um investimento é ou não proveitoso para quem está depositando o dinheiro. Para projetos comerciais ou pessoas mais familiarizadas com economia, a TIR é quem demonstra se um investimento está acima da taxa mínima de atratividade (TMA) e, assim, se vale ou não o investimento.

Preço do quilowatt pico (R$/kWp)

Essa análise é específica para sistemas solares fotovoltaicos para efeito de comparação de duas propostas. É uma divisão simples do valor total do projeto pela potência de geração. O uso desse indicador ajuda a comparar propostas de valores diferentes e potências diferentes. Por se tratar de um projeto de engenharia, a potência sugerida na proposta pode variar entre empresas e o preço acompanha. Para que, ao comparar duas propostas de potências diferentes, você não acabe comparando maçãs com laranjas, o preço do quilowatt transforma essa comparação em laranja com laranja.

Observando o quadro acima temos dois projetos diferentes em potência e valor total. Se tentarmos comparar um com o outro sem criar um denominador comum para comparação, a decisão econômica acaba sendo negligenciada. Se observarmos o primeiro projeto o valor é maior, porém, com a divisão pela potência, sabemos que o Projeto 1 sai mais em conta.

Preço de qualidade

Outro fator é o valor dos equipamentos de maior qualidade. Uma proposta pode ter a mesma potência e valor mais baixo também pelo fator qualidade. No mercado de energia solar, o valor dos equipamentos de qualidade é bem diferente do produto de baixa qualidade, o que acaba influenciando no preço final. A Smartly sempre preza pela qualidade dos seus produtos e serviços e entendemos que isso não é algo negociável.

Formas de pagamento

A Smartly possui conhecimento e tempo de mercado suficientes para oferecer sempre as melhores formas de quitar o sistema que sejam vantajosas para nossos clientes. Além do pagamento com recursos próprios, o cliente também tem a possibilidade de financiar seu sistema por meio de processos facilitados e que possuem taxas de juros atrativas para o investimento.

 

O que acontece sem a Smartly

 

Assim, encerramos a série do início do processo de decisão para investir em sistemas solares fotovoltaicos. Agora já sabemos o porquê de escolher energia solar fotovoltaica on-grid e como escolher a melhor proposta de energia fotovoltaica . Já podemos, portanto, partir para as outras etapas do processo. Nossos próximos textos vão falar sobre equipamentos e a importância de escolhê-los bem.