fbpx

Conhecendo os produtos – Planejamento e monitoramento do sistema

Agora que já conhecemos mais sobre os painéis, cabos, inversores e medidor bidirecional, vamos falar de dois componentes não físicos do sistema solar que fazem parte do início do projeto (planejamento de geração) e do final (monitoramento do sistema). Podemos entender como é feita essa estimativa e como ela condiz com a realidade.

Planejamento de geração

O planejamento da quantidade de geração pode parecer intuitivo no primeiro momento quando se olha a potência do sistema, mas ele é um pouco mais complexo do que simplesmente olhar o valor nominal de projeto. O planejamento feito pela Smartly é baseado nos dados climáticos dos últimos anos na região onde o sistema será instalado. Com esses dados, a nossa equipe técnica elabora o planejamento anual por meio de médias de insolação e clima.

O fato de o sistema ter uma determinada potência não garante que ele produza todo mês de forma igual e uniforme. Existirão dias nos quais essa média é menor ou maior devido à variação das estações do ano, dias nublados ou ensolarados, época de seca etc. Esse planejamento é feito levando em consideração que os meses de maior produção acabam compensando os de menor, assim a média de produção anual é a correta para sua necessidade.

Ao se deparar com propostas de energia solar, observe se elas possuem o planejamento baseado em dados climáticos. Essa etapa de projeto é de enorme importância para que se saiba exatamente o quanto irá economizar nos meses e se haverá créditos de energia para serem descontados ao longo do ano. Ou ainda, se todos os meses o consumo será saciado pelo sistema.

O mapa abaixo mostra a média mensal de insolação no Brasil entre 1981 até 2010, segundo o INMET:

Como podemos observar, a insolação depende das estações do ano e varia ao longo do ano, por isso existem meses com produções variáveis, mas sempre dentro do limite de projeto para atender o total necessário. A Smartly, em cada projeto, planeja e prevê a geração para suprir as necessidades dos nossos clientes e, assim, fazer com que não tenhamos surpresas negativas!

Monitoramento

Para garantir que os sistemas dos nossos clientes estejam sempre dentro do planejado, a Smartly utiliza o sistema de monitoramento ao vivo da produção para que a geração de energia seja a mais transparente possível e que nossos clientes saibam exatamente quanto foi produzido por seu sistema.

O monitoramento nos permite comparar diariamente, mensalmente e anualmente o valor gerado com o valor esperado de geração. Dessa forma, conseguimos saber se os sistemas estão funcionando de forma correta e se existe alguma anormalidade que possa ser solucionada por nós.

Por exemplo, o gráfico acima mostra o nível de geração de uma residência. Os meses de Dezembro e Novembro tiveram produção menor devido ao nível de insolação média esperada devido ao período de chuvas no DF (conforme os mapas abaixo):

Nível médio de insolação em dezembro (1980 – 2010)
Nível médio de insolação em novembro (1980 – 2010)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Smartly tem como um dos seus valores principais a transparência com o cliente, por isso acreditamos que planejar e monitorar o sistema de nossos clientes são de enorme importância para sempre crescer de forma sustentável e ética. Seguimos enchendo os telhados de energia para que você pague sempre menos e o mundo seja mais sustentável! O que me diz de participar desse movimento?

[button href=”https://www.smartly.com.br/mapa/” style=”emboss” size=”medium”]QUERO REDUZIR MINHA CONTA DE ENERGIA E SER MAIS SUSTENTÁVEL![/button]

 

WhatsApp chat