fbpx

O que é Energia Solar Fotovoltaica?


Existem diversas maneiras de se produzir energia. Através do calor, do vento, da força das águas e até mesmo do sol.

A energia solar fotovoltaica é um desses exemplos. Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas, tendo o sol como principal fonte. Essas células fotovoltaicas, cujo material mais difundido é o silício, são capazes de transformar a radiação solar em energia elétrica. Aplicadas em módulos solares ou painéis, essas células captam a energia solar, até mesmo em dias nublados.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em dois grupos: sistemas isolados (off-grid) e sistemas conectados à rede (grid-tie).

Os sistemas isolados (off-grid) são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo de acesso a rede é maior que o custo do próprio sistema. Normalmente estes sistemas utilizam bateria para armazenar a energia. Já os sistemas conectados à rede (grid-tie) servem como qualquer outra forma de geração de energia que utilizamos a partir da rede elétrica e são utilizados como substitutos destas outras fontes de energia. Nesse caso, não há necessidade de armazenamento.

Dentre os benefícios da instalação desse tipo de sistema está à diminuição ou até mesmo a eliminação de custos com energia elétrica. Além disso, ocorre a valorização do imóvel em questão e causa impacto positivo no meio ambiente por utilizar energia limpa e renovável.

Vale ressaltar, ainda, que esse sistema é diferente do de captação de energia solar para aquecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre o que é energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a gente que suas perguntas serão respondidas.