fbpx

O que você precisa ter para o sol trabalhar para você

Alguns leitores da Smartly escreveram para nós com dúvidas mais específicas a respeito do sistema. Escolhemos as perguntas que têm ligação com o momento anterior à compra do sistema fotovoltaico, pois percebemos que muitas pessoas têm interesse no sistema, mas não têm ideia do que precisam para instalar. Nessa semana, a Smartly vai explicar para você tudo que você precisa ter para instalar o sistema, e vamos aproveitar para explicar também sobre sombreamento e os efeitos dele no seu sistema. Venha com a Smartly aprender o que falta para você poder ter o sol trabalhando para você.

Questões monetárias

Apesar de existirem diversas formas de financiar o seu sistema, é preciso ter ciência de que para o seu crédito seja liberado por qualquer banco é necessário que você possua garantias para isso, por isso verifique com seu banco de preferência se você está elegível para um financiamento. Alguns bancos em seus financiamentos aceitam o sistema fotovoltaico como garantia ou exigem que possua outra forma de assegurar o banco. Caso possua o dinheiro para compra com capital próprio, verifique com o seu gerente a possibilidade de transferência e os métodos recomendados por ele.

Telhado é a única possibilidade?

Não! Os sistemas podem ser instalados com estruturas no solo ou se transformar em um estacionamento que gera renda para você! Mas, caso escolha usar o seu telhado, é importante saber o tipo de telha para a elaboração de uma proposta correta; cada telhado possui característica diferente devido ao material. Os telhados coloniais (telha de cerâmica) são bastante comuns no Brasil e necessitam de estruturas diferentes das usadas em telhas de fibrocimento, por exemplo. Por isso, ao elaborar a proposta precisamos saber o seu tipo de telha para que nosso orçamento seja feito com o tipo de perfil ideal para o seu telhado!

O vídeo abaixo mostra uma instalação em telhas de cerâmica feita por uma empresa no Reino Unido, mostrando o passo a passo de uma instalação básica em telhas coloniais. As estruturas usadas nesse vídeo são bem similares às usadas por nossa equipe, sempre preservando o telhado e procurando a harmonização com a estética do imóvel.

Outra informação importante a respeito do telhado é saber a orientação dele em relação aos pontos cardiais, o nível de inclinação e a qualidade do telhado. Essas informações são conferidas pelo nosso corpo técnico na elaboração do projeto de viabilidade. O sentido da queda de seu telhado contribui para uma melhor produção de energia do seu sistema, uma vez que o parâmetro horas de sol é limitante para a eficiência dele. Telhados voltados para o norte real têm a tendência de possuir mais tempo expostos ao sol gerando energia, por isso que nossa equipe prioriza sempre águas que estejam direcionadas ao norte. A qualidade do telhado também é importante, caso ele possua danos ou esteja muito velho, precisando ser trocado, é melhor trocar o telhado e depois instalar o sistema.

Caso queira transformar uma área de sua fazenda em uma usina solar, a Smartly oferece a possibilidade de instalar o sistema no solo por meio de estruturas especiais que irão proteger o seu sistema e garantir a melhor produção para você. A estrutura de estacionamento também é uma possibilidade, além de trazer mais conforto para você ou seus clientes, ela lhe gera renda! Imagine dentro de alguns anos poder abastecer os carros elétricos, podendo capitalizar com isso, ou oferecer sem custo algum para seus clientes essa facilidade. Acreditamos que diferenciar sua marca é importante no atual cenário com consumidores conscientes e concorrência elevada.

Nossa sede possui uma estrutura de estacionamento em funcionamento!

Sombreamento

Empresa que faz proposta sem observar os sombreamentos.

Outra pergunta recorrente que recebemos dos nossos leitores é sobre os efeitos do sombreamento nos sistemas, principalmente quando explicamos que às vezes é necessário utilizar outro local ou podar árvores. Será que o sombreamento é tão ruim assim?

O sombreamento faz com que o fluxo dos elétrons (entenda clicando aqui) seja restringido, reduzindo, assim, a produção de energia. A sombra nos painéis começa a atuar como uma espécie de resistência que impede que a energia gerada seja aproveitada na sua totalidade. Esse efeito é parecido com o funcionamento do aquecedor do seu chuveiro; a energia passa por uma resistência (no caso do painel, a sombra) que transforma a energia elétrica em energia térmica (no caso do chuveiro, aquece a água). Esse aquecimento gera nos painéis pontos de calor conhecidos como hot-spots. Esse acúmulo de temperatura em pontos específicos reduz de forma drástica a vida útil do sistema. Por isso, às vezes é necessário colocar o sistema em outro local ou podar árvores que geram sombras em seu sistema.

Aterramento

É de enorme importância que o sistema tenha aterramento seguro e bem executado. Ele tem como principal objetivo garantir a integridade física do homem, seja na utilização da eletricidade de forma doméstica ou no uso profissional. Sendo a segurança com instalações elétricas abordada de diversas formas através da NBR 5410, ou mesmo na Norma Regulamentadora 10 (NR10), trata-se, então, de garantir que, em caso de surto elétrico, as pessoas fiquem seguras. Além de garantir a segurança das pessoas, o aterramento garante que o seu sistema esteja seguro em caso de surtos de energia. Falamos a respeito disso anteriormente no post das consequências de não ser Smartly.

SOL

Sim, sabemos que parece óbvio que a energia solar precisa de sol. Devemos reforçar que a instalação deve ser feita em local onde há irradiação direta do sol. Locais que passam a maior parte do dia encobertos ou que tenham qualquer obstrução ao contato direto do sol com as células fotovoltaicas não podem ser utilizados para gerar energia do sol.

Ainda não pode executar a instalação do seu sistema? Não se preocupe, a Smartly pode te ajudar!

[button href=”https://conteudo.smartly.com.br/5-dicas-para-nao-desperdicar-o-seu-dinheiro” style=”emboss” size=”large”]Pare de desperdiçar o seu dinheiro![/button]

Você cumpre todos os requisitos? Então, entre em contato e deixe o sol trabalhar para você!

[button href=”https://www.smartly.com.br/contato/” style=”emboss” size=”large”]Faça o sol trabalhar para você![/button]