fbpx

Conhecendo os produtos – Painéis e cabos solares

Agora que já sabemos como escolher a melhor proposta de energia fotovoltaica e como comparar preços de dois projetos, vamos entender quais são os equipamentos que fazem parte do sistema e a importância de escolher marcas que já estejam consolidadas e apresentem garantias de qualidade. Hoje iremos falar sobre painéis solares e o porquê de utilizar cabos especiais de instalação.

PAINÉIS SOLARES

Provavelmente o componente mais conhecido do sistema de geração fotovoltaica, os painéis fotovoltaicos são responsáveis por transformar a radiação solar em energia elétrica. O funcionamento do painel é baseado no efeito fotoelétrico, ou seja, é como uma lâmpada LED ao contrário que ao invés de transformar energia elétrica em luz, acaba transformando luz (radiação solar) em energia elétrica. Os painéis normalmente são fabricados utilizando Silício (Si) devido ao alto nível de conversão de energia. Os módulos do sistema podem ser construídos utilizando o arranjo policristalino, monocristalino ou amorfo, sendo que normalmente são feitos nos dois primeiros modelos.

Quando estão em operação os painéis funcionam por meio do efeito fotoelétrico, mas como isso funciona na prática? Como que a luz do sol vira energia na sua tomada de casa?

  • Os átomos são formados basicamente de prótons, nêutrons e elétrons (estes últimos orbitam em volta do centro). Os elétrons, quando recebem energia de alguma forma (no caso dos painéis, recebem pela luz solar), acabam se deslocando e deixando o espaço que estavam ocupando vazio.
  • Os outros elétrons preenchem esse espaço vazio, gerando, assim, uma corrente elétrica por todo o período que esse átomo está recebendo energia (no caso específico, a energia do sol). Portanto, o painel produz corrente elétrica.

Agora você já consegue explicar a teoria que deu o prêmio Nobel para Albert Einstein! Por isso que a qualidade dos painéis é essencial, pois, caso eles sejam feitos com materiais ineficientes, o efeito fotoelétrico (que agora você conhece) pode não ter um aproveitamento adequado.

Para garantir que nossos clientes tenham sempre o melhor produto e que se encaixe nas necessidades específicas de cada um, a Smartly se baseia no relatório da Bloomberg New Energy Finance Corporation, agência que monitora o investimento em energia limpa globalmente há mais de 10 anos, e realiza os projetos com produtos que pertencem ao TIER 1, a classificação mais alta concedida por essa organização para os equipamentos.

O TIER 1 é baseado em alguns fatores de qualidade e de garantias econômicas. Dessa forma, as empresas que estão nessa categoria são aquelas que apresentam solidez e confiabilidade para fornecimento. Uma das definições para um fabricante TIER 1 para a Bloomberg é aquele que fornece produtos para cinco projetos diferentes que foram financiados por cinco bancos diferentes (não de desenvolvimento) nos últimos dois anos. Isso garante uma confiabilidade alta ao fabricante, uma vez que dificilmente bancos iriam financiar diversas vezes um fabricante pouco confiável. Outro fator avaliado é se a empresa possui fábrica própria para a sintetização do silício, garantindo assim maior controle de produção e qualidade do produto final. Avaliam também outros aspectos como pesquisa e desenvolvimento, solidez financeira para que as garantias de compra sejam cumpridas etc.

A importância de escolher bem as marcas que iremos usar é mais um ponto de diferenciação da Smartly. Damos preferência aos fabricantes que se destacam no mercado, apresentando certificações e vasto know-how nesse segmento, para evitar que nossos clientes tenham que se preocupar com falhas como as das fotos abaixo:

 

 

CABOS SOLARES

Os cabos solares são os componentes que levam a energia produzida pelos painéis para os equipamentos que vão controlar, mensurar e transformar a sua energia. Apesar de parecer algo simples, os cabos precisam ser específicos para sistemas solares, possuir proteção contra fogo, não podem propagar fumaça e nem possuir alguns produtos químicos tóxicos.

Além dos aspectos de segurança, o cabeamento deve ser dimensionado para resistir às tensões do projeto, ter resistência aos raios UV e suporte para altas temperaturas. Os padrões estabelecidos na escolha dos cabos variam de projeto para projeto, mas sempre são escolhidos da forma que tenha mais segurança e qualidade para os nossos clientes.

Agora você já conhece melhor os componentes do nosso sistema e a importância de escolher bem na hora de investir em energia solar para sua casa, comércio ou fazenda. Para conhecer mais sobre energia fotovoltaica, consulte nosso blog!

 

Obs.: Os preços do sistema estão alinhados com o dólar comercial, por isso é tendência que, com a alta do dólar, os valores acompanhem. Não perca tempo e entre em contato conosco para aproveitar os últimos dias com os preços sem reajuste!

[button href=”https://www.smartly.com.br/mapa/” style=”emboss” size=”medium” color=”#81d742″ hovercolor=”#81d742″ textcolor=”#ffffff”]Aproveitar os últimos dias com os preços sem reajuste![/button]

WhatsApp chat