fbpx

Quanto tempo demora para você ter o seu sistema?

Sabemos que nossos clientes estão ansiosos e querem que a economia venha o mais rápido possível. Em quase toda conversa ouvimos de nossos clientes coisas como: “Que dia a minha conta nova chega?”; “Quando vai começar a gerar?”; “Qual o motivo de não estar instalando painel logo após assinar o contrato?” Por isso, o texto de hoje é sobre os prazos legais e da Smartly. Afinal, não tem como apressar a perfeição!

Para entender melhor esses prazos, é necessário olhar as regras do setor. A ANEEL determina que processos (e suas exceções) devam seguir um prazo máximo. As concessionárias de energia devem respeitar esse máximo, mas também possuem algumas regras especiais. Vamos falar do prazo segundo a ANEEL; dessa forma, conseguimos abranger toda e qualquer concessionária.

Primeiro, temos que entender que as burocracias governamentais não dependem da empresa que irá instalar o sistema solar, ou seja, independentemente da sua escolha de empresa, os prazos de aprovação de projeto, vistoria, troca de medidor e início da geração de créditos são exatamente os mesmos. Dessa forma, vamos tratar em tópicos distintos os prazos segundo a ANEEL e os prazos das empresas.

Prazos legais

Segundo a Resolução 687/2015 da ANEEL, que atualizou a 482/2012, existem alguns prazos que devem ser respeitados pelo consumidor interessado pela implementação do sistema e pela concessionária responsável. Esses prazos devem respeitar as normas do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional), mais precisamente o módulo 3. A imagem a seguir foi usada pelo caderno temático da ANEEL sobre sistemas de compensação de energia.

Na primeira parte, cabe ao consumidor solicitar o acesso de um sistema de geração distribuída à concessionária, que a partir dessa solicitação deve elaborar um parecer de acesso.

Após a assinatura do contrato com a Smartly, levamos cerca de 2 semanas para elaborar o projeto e fazer a solicitação de acesso.

Nesse meio tempo, fazemos o pedido de boa parte do material do seu gerador fotovoltaico, projetado peça por peça exclusivamente para o seu projeto.

A concessionária então possui 15 dias para emitir o parecer de acesso para projetos de microgeração (menor do que 75 kW) ou 30 dias para projetos de minigeração (maior do que 75 kW).

Caso existam pendências a serem corrigidas, o prazo se renova a cada correção. Isso é muito raro, pois nossa equipe tem muita experiência, mas às vezes há alterações nas exigências das concessionárias e isso pode ocorrer.

Após a obtenção do parecer de acesso, o seu sistema deve ser instalado em até 120 dias para que a vistoria seja solicitada para a concessionária. Após a Implantação, o consumidor deve solicitar a vistoria do sistema e, assim, começa o prazo de 7 dias da concessionária para realizar a vistoria e de 5 dias após a vistoria para entregar o relatório de pendências, caso existam. A concessionária tem então 7 dias para aprovar o ponto de acesso, trocar a medição e iniciar o sistema de compensação.

Enquanto a concessionária faz a aprovação do projeto, o material chega e iniciamos as obras. O momento de início depende um pouco do nosso fluxo de obras, mas assim que começamos a sua instalação, ela acontece de forma muito rápida. Sempre fazemos os içamentos das placas com guindaste ou munck, e não com corda, de forma manual. Além disso, nossa equipe segue processos bem detalhados, com vistoria e elaboração de projetos executivos para realização da instalação. Ecolher uma empresa que realize o seu projeto de forma eficiente e rápida, mas nunca abrindo mão da qualidade excepcional que está no nosso DNA, faz da Smartly a melhor escolha sempre!

Os prazos legais são de no máximo 34 dias, isso claro se não houver as pendências. Algumas concessionárias demoram menos tempo caso todo o projeto esteja correto. A vantagem de escolher uma empresa com mais de 180 projetos implementados com sucesso é que você sabe que o seu sistema será aprovado no prazo correto e sem pendências.

Na prática, depende do tamanho do projeto, mas da assinatura do contrato até a ligação definitiva do sistema leva de 60 a 120 dias.

Outro prazo que observamos com nossos clientes é o de a concessionária começar a contar a quantidade de energia injetada por você, após a instalação do sistema. A sua próxima conta não virá com o desconto da energia injetada na rede. Fique tranquilo(a), pois no mês subsequente ela virá com o valor total dos créditos de energia injetada desde a ligação do sistema, sem prejuízo algum.

Prazos Smartly

A Smartly cuida para que todos os projetos tenham a atenção necessária para que sejam executados da melhor maneira possível. Por isso, colocamos em nossas propostas que o tempo para elaboração do projeto e instalação é de no máximo 120 dias corridos para que possamos tratar cada projeto com toda a atenção necessária.

Por questão de respeito aos nossos clientes e para valorizar a confiança deles em nós, nenhum projeto é enviado sem ser avaliado por nossos engenheiros, nenhuma instalação é executada sem um estudo de segurança e confiabilidade, e nenhum sistema é entregue sem que tenhamos a certeza absoluta de que vamos entregar o que foi acordado com você.

Entendemos que nossos clientes estejam ansiosos para não se preocuparem mais com a conta de energia e justamente por isso que todos os projetos são executados com a máxima eficiência sem nunca abrir mão da nossa qualidade. Não queremos apenas dar a você um momento de realização, queremos que você tenha tranquilidade nos próximos anos, igual o nosso cliente Gilberto. Ele tem o sistema Smartly com mais de 4 anos de funcionamento e consegue mostrar um pouco do sentimento de fazer a melhor escolha.

O que você acha de ter a tranquilidade de saber o quanto vai gastar, independente de reajustes ou bandeiras tarifárias? A gente sabe que você merece o melhor e, por isso, somos Smartly.

O que falta para você ser feliz como nossos clientes? Receba a sua proposta Smartly clicando no botão abaixo!

× Como posso te ajudar?