fbpx

Projeto fotovoltaico Tribunal de Contas do DF (TCDF)

Nossos engenheiros foram contratados por uma empresa de arquitetura para elaborar o projeto do sistema fotovoltaico do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Começamos o projeto verificando o quadro geral, as possibilidades para a descida da fiação e enfim subindo no telhado. No telhado, nos deparamos com duas dificuldades. O telhado não tinha laje. De acordo com o projeto do telhado, ele suportaria um sistema fotovoltaico, mas não poderia ser muito grande. O outro problema é que o anexo do TCDF fica muito próximo ao edifício sede, e no “rumo” do sol poente, portanto, a partir de um certo horário, há sombra nos painéis, causada pelo edifício anexo. A questão da laje, creio que irão resolver com um reforço estrutural na cobertura. Em relação ao sombreamento, fizemos a análise de viabilidade do sistema para dois sistemas com diferentes potências.

O primeiro sistema teria 51kWp e produziria 6813kWh mensais médios.

TCDF_menor

Como o consumo de energia elétrica do edifício é muito alto, foi solicitado análise de viabilidade para um sistema com uma potência instalada maior. Desta forma, chegamos a um segundo sistema com potência instalada de 100kWp. Este sistema foi projetado para ser instalado com 400 painéis de 250Wp, produzindo em média 12770kWh por mês. Com essa segunda configuração, o problema do sombreamento é ainda mais crítico, mas chegamos a uma solução ótima na qual dividimos cada string dos inversores em duas fileiras da mesma coluna, ao invés do mais óbvio que seria colocar cada string em cada coluna na extensão do prédio. Desta forma, o sombreamento prejudica a produção da energia apenas nos strings que estão mais próximos do prédio anexo (em cinza), até que a sombra atinge a segunda fileira de painéis, e assim, apenas metade das strings terá a produção de energia reduzida pela sombra, enquanto que a outra metade produzirá plenamente. Desta forma, conseguimos maximizar a utilização da cobertura do prédio e aumentar a produção de energia do sistema em cerca de 10%, apenas mudando a forma de conexão das placas.

TCDF_maior

Abaixo temos os vídeos do sombreamento nos painéis durante o inverno e o verão.
Inverno

Verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat