fbpx

Retrospectiva 2015

Prezados clientes, amigos e familiares,

Gostaríamos de apresentar uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes para a nossa empresa no ano passado.

2015 foi um ano muito importante para o meio ambiente.

Foi assinada a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, onde 193 Estados-membros da ONU adotaram formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vigentes até o fim deste ano. De acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-mooon, a agenda é uma promessa dos líderes para a sociedade mundial. É uma agenda para acabar com a pobreza em todas as suas formas, uma agenda para o planeta.Energia

Em Dezembro, a COP-21 terminou com um acordo histórico assinado por 195 Estados-membros da ONU e da União Européia. O texto faz referência a esforços para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, o que foi comemorado por ambientalistas. Também define que os pontos do acordo serão revisados a cada cinco anos, para direcionar o cumprimento da meta de temperatura e dar transparência às ações de cada país.

Já no âmbito do Brasil e da Energia Fotovoltaica, houve vários leilões para a venda de energia gerada por usinas de fonte solar. Várias destas usinas já estão em construção. Um quinto da energia contratada pela ANEEL em 2015 é de origem solar (somando todas as fontes, são 137 empreendimentos com capacidade instalada de 5.434 MW).

No final do ano, a Resolução 482/2012 da ANEEL, que estabeleceu as condições gerais da conexão dos micro e mini geradores, foi atualizada. As mudanças foram bastante positivas, onde podemos citar o prazo de validade dos créditos excedentes, que aumentou de 36 para 60 meses. Outra inovação da norma diz respeito à possibilidade de instalação de geração distribuída em condomínios (empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras). Nessa configuração, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores. As novas regras começam a valer a partir de 1º de março de 2016.

 

UNESPO ano também foi muito produtivo para a Smartly.

Participamos de diversos eventos culturais e técnicos e visitamos instalações em outros países, sempre em busca de aperfeiçoamento técnico. Nossa equipe apresentou diversas palestras e workshops, destacando palestras em eventos do setor da construção civil, a palestra na UNESP de Ilha Solteira (foto ao lado) e o Workshop de PVSyst (software de simulação e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, um dos mais reconhecidos do mundo) na International School on Solar Energy (ISSE 2015), ministrado para mais de 100 pessoas de diversas cidades do Brasil e do mundo. Este ano vamos apoiar novamente este evento, ministrando mais um Workshop, desta vez sobre a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Em 2015, contratamos duas engenheiras muito competentes, a Polianna e a Natália. Sabemos que sem a dedicação delas não teríamos vencido todas as barreiras e alcançado resultados tão expressivos.

Em 2014, haviamos instalado 11,5 kW, e em 2015 instalamos 188,67 kW. No total, são mais de 750 painéis. sistema comercial

No finalzinho do ano instalamos nosso maior projeto atualmente (foto ao lado), com mais de duas vezes a potência do sistema da embaixada italiana. A instalação durou apenas 5 dias, um feito incrível, possível apenas com planejamento, experiência de projetos anteriores e muito trabalho.  São 93,6 kW e 360 painéis de 260Wp cada instalados com suporte para laje plana e contrapesos.
Gostaríamos de agradecer o apoio dos nossos clientes, amigos e familiares, que sempre nos prestigiaram com a sua preferência e que continuem nos estimando, pois só assim teremos motivos para buscar sempre o melhor. Muito obrigado.

Desejamos para vocês um ano de muita saúde e energia!

 

Mateus De Sordi – Sócio-Diretor

 

 

 

WhatsApp chat