fbpx

Sistema instalado em Residencia. 2,7kWp

Sistema fotovoltaico, instalado em uma residência no setor de mansões do Lago Norte, em Brasília – Distrito Federal.

 

Este sistema, de 2,7kW conta com inversores SMA / Schüco, painéis espanhóis e sistema de monitoramento da produção de energia do sistema com acesso pelo PC ou smartphone.
Os dados desse monitoramento já estão disponíveis para pesquisadores da Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Estamos trabalhando para acrescentar sensores de radiação solar, temperatura ambiente e temperatura do módulo (que tem bastante influencia na eficiência deste).

Antes do projeto do sistema, foram feitas diversas simulações com o PVSyst (um software suíço, considerado o que tem a maior precisão nos cálculos) modelando-se a casa em 3D, levando-se em conta a localização geográfica, a incidência do sol em cada período do ano e possíveis sombras geradas pela própria arquitetura do imóvel ou contorno (como prédios próximos ou árvores) para estimar a produção de energia. Assim, é muito interessante efetuar a medição da energia gerada neste projeto piloto, pois é possível avaliar a proximidade entre a produção de energia gerada e a estimada.

Pelo que pudemos avaliar até agora, o valor da energia gerada pelo sistema está bem próximo da estimativa das simulações. Estamos bastante felizes por poder dar segurança aos clientes ao estimar a produção de energia de um sistema antes que ele seja instalado.

É possível acompanhar a produção de energia deste sistema clicando na imagem abaixo:

sunnyportal 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat