fbpx

Smartly na coluna “Visto, lido e ouvido” do Correio Braziliense

Aparecemos no Correio Braziliense! Texto retirado da coluna “Visto, lido e ouvido” do Correio Braziliense . Obrigado Circe e Ari Cunha.

Fonte: http://www.dzai.com.br/aricunha/blog/aricunha

Novidade

Ex-alunos da UnB criaram a Smartly, empresa especializada em instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica. Energia fotovoltaica é a conversão direta de energia vinda do sol em energia elétrica. Sistema diferente de captação de energia do sol para aquecimento.

Economize

Segundo Mateus De Sordi, engenheiro eletricista e um dos fundadores da Smartly, na sua residência, foi instalado um sistema de pequeno porte, que está economizando em torno de 60% do valor da conta de energia. “Além da economia na conta de energia, a instalação de um sistema fotovoltaico é uma ação de desenvolvimento sustentável que representa o uso consciente dos recursos naturais disponíveis e da preservação do meio ambiente” fala Mateus.

Estado

Acontece que na maioria dos estados e no DF, há a cobrança de ICMS inclusive sobre o montante de energia produzido pelas empresas e residências. O correto seria tributar apenas o excedente vendido pelas concessionárias.

Lei

Em Sao Paulo já é discutido o IPTU verde. Trata-se de um projeto de lei que vai garantir o desconto dessa cobrança para os imóveis onde hajam instalações de sustentabilidade e acessibilidade. O paulista Antonio Carlos dos Santos, de Guarulhos toma a frente para a aprovação da proposta em todo o território nacional.

Nova lei

Outra proposta de lei que já está no Senado é de autoria do senador Valdir Raupp. Ele prevê a redução do ICMS e vantagens econômicas para todos os que   investirem em geração própria de energia.  “A grande vantagem da  geração distribuída  em relação à geração concentrada é exatamente a redução de perdas e a diminuição dos investimentos em redes de transmissão e de distribuição”, fundamentou o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat